Anunciei hoje na reunião do CONSUN que me licenciarei durante a próxima semana da diretoria das relações institucionais, como já estava previsto desde que assumi tais funções no início da gestão do DCE. Segue, abaixo, a íntegra do meu pronunciamento:
Magnífico Sr. Reitor, Srs. E Sras. Conselheiros,
Quero aproveitar este momento solene, de reunião do Conselho Universitário, para anunciar que, no decorrer da próxima semana, me licenciarei das funções honrosamente a mim delegadas pela Diretoria do DCE da UFRGS – gestão DCE Livre, de cuidar de suas relações institucionais.
Foi, até a presente data, praticamente meio ano de dedicação abnegada à recuperação da imagem da entidade junto à sociedade civil, buscando parcerias com instituições e entidades que tragam, de alguma forma, benefícios aos estudantes.
Desde dezembro, realizamos dezenas de visitas e, devido ao curto tempo verificado desde nossa posse até a presente data, estamos já muito contentes com os resultados alcançados até aqui: quase R$ 80 mil reais foram arrecadados em doações para reformar os espaços físicos do DCE, no Centro e no Vale, ambientando-os para bem receber o estudante – um deles, aliás, sofreu um atentado à bomba há poucos dias o que, porém, não nos fez esmorecer (ao contrário, estamos trabalhando com ainda mais afinco); uma série de parcerias a fim de reforçar as iniciativas do Diretório Central, como o apoio recebido de diversas entidades à mobilização em prol da aprovação do Parque Tecnológico da UFRGS; e os convênios celebrados entre o DCE e diversas empresas para obtenção, por parte dos estudantes, de descontos nos serviços por elas prestadas. Estes são apenas alguns exemplos práticos de conquistas, não apenas da diretoria de relações institucionais, mas da gestão como um todo, que antes de cumprir metade de seu mandato, já cumpriu muito mais da metade dos compromissos assumidos.
Obviamente, apesar das conquistas, muito ainda há que se fazer. Fico muito satisfeito de poder ter ajudado, até a presente data, neste projeto chamado DCE Livre e, mais ainda, de ter tido a experiência de conviver com pessoas que tornaram-se amigas, não apenas colegas de gestão. Tenho certeza de que os trabalhos seguirão o rumo traçado pela diretoria e que o Diretório Central, a cada dia que passará daqui para a frente, continuará tendo nos seio estudantil a crescente aprovação que já tem sido verificada desde o princípio desta gestão.
A motivação da minha licença, já prevista desde o momento da posse, é o meu envolvimento partidário, de conhecimento público. Neste momento, sou assessor parlamentar do deputado federal progressista, Renato Molling, já tive a honra de haver sido eleito Vereador no meu município de Dois Irmãos pelo PP e candidato a deputado estadual nas eleições de 2006. Nunca escondi minha filiação partidária, nem vi jamais motivo nisso – assim como também nunca se escondeu que, de 27 membros da diretoria executiva do DCE, apenas quatro tenham filiação partidária, em diferentes partidos e, mais importante, jamais partido político algum interferiu nas atividades desta gestão ou algum dos filiados utilizou-se de sua filiação para militar dentro do diretório. Contudo, independentemente de assumir ou não uma candidatura nas próximas eleições, desde o princípio da gestão do DCE Livre informei aos demais membros da diretoria que, assumindo o compromisso de representar a instituição, me licenciaria das atividades relacionadas à sua direção em prazo razoável antes do princípio do processo eleitoral, ainda que não houvesse qualquer legislação que vedasse minha permanência mesmo durante o mesmo.
Desta forma, cremos, o próprio DCE mantém a coerência entre seu discurso e sua prática: entendemos que uma instituição como esta deve ser exclusivamente defensora e representante dos estudantes – o que sempre coloquei como prioridade no desempenho das minhas funções, aproveitando o envolvimento e conhecimento de anos que possuo nos setores público, privado e na sociedade civil organizada – e buscar manter a isenção necessária para a realização das atividades do DCE de maneira pacífica, ordeira e pró-ativa.
Agradeço, uma vez mais, a todos os colegas de gestão pelo apoio nas atividades propostas para a diretoria de relações institucionais na pessoa da sua vice-presidente, Claudia Elizabeth Thompson, que peço leve meu abraço ao presidente Renan Artur Pretto e aos demais membros da gestão e aos parceiros dentro e fora da Universidade, de maneira geral. Tem sido uma honra e um grande aprendizado pessoal para mim e permaneço, como cidadão e estudante da UFRGS, vigilante e apoiador das atividades que estejam em consonância com os princípios e programas que norteiam a gestão do Diretório Central dos Estudantes da UFRGS, gestão DCE Livre, que, a duras penas e contra todos os prognósticos, venceu as eleições após três tentativas frustradas mas sempre contestadas judicialmente pelos motivos que são já do conhecimento deste Conselho e da Reitoria.
Muito obrigado e sucesso ao DCE Livre!
Friday, May 28, 2010
Thursday, May 27, 2010
Encontro com José Serra, no dia que PP/RS oficializa apoio à sua pré-candidatura
Na quinta feira, 20, José Serra visitou a sede do Diretório Estadual do PP, onde recebeu o apoio formal do Partido Progressista gaúcho. Em seu pronunciamento, Serra ressaltou a força e a tradição do PP na economia e na sociedade sul riograndense. Diagnosticando a falta de investimentos federais no estado, apesar dos inúmeros gaúchos na Presidência da República, anunciou que “governará como um gaúcho”.
Trocamos algumas palavras antes da reunião com o partido. Na ocasião, Serra gravou um vídeo endereçado à Juventude Progressista gaúcha. Também se mostrou surpreso por eu ser pré-candidato a deputado estadual. Mais ainda quando informei que já havia sido candidato na eleição de 2006.
Aqui o link do vídeo, disponível no YouTube.
http://www.youtube.com/watch?v=vAK0IBHWT0s
Visita a feiras em Dois Irmãos e Ivoti
O último final de semana foi de caminhada por feiras tradicionais da Encosta da Serra. Sábado pela manhã, em Ivoti, participei da abertura da Feira do Mel, da Nata e da Rosca. O evento contou com a presença de muitos prefeitos da região, com quem dividi o palco durante os cerimoniais. O deputado federal Renato Molling também esteve presente.
Depois fui convidado pela anfitriã, prefeita Maria de Lourdes, para um saboroso carreteiro campeiro. Para finalizar - como não poderia deixar de ser, uma visita aos estandes dos expositores.
No sábado e no domingo à tarde o roteiro foi a Fest Feira, em Dois Irmãos. Um dos eventos mais tradicionais da cidade, o evento está recebendo mais de 100 expositores do agronegócio, do comércio e da agricultura. A expectativa de público é de 40 mil pessoas nos 6 dias de festa.
Além de encontrar amigos e conferir a empreendedorismo dos cidadãos de Dois Irmãos, assistimos ao show da banda de country-rock, The Travellers. Muito bacana.
Para quem quiser conferir, a Fest Feira continua no próximo final de semana. Eu estarei lá!
Quanto a Feira do Mel, da Nata e da Rosca, ela realizou-se apenas no sábado e domingo. A expectativa da organização é prolongá-la para dois finais de semana em 2011.
Friday, May 14, 2010
Terrorismo contra o DCE da UFRGS
O Diretório Central dos Estudantes da UFRGS foi vítima de ato criminoso, quando na madrugada desta quarta-feira seu hall de entrada foi incendiado. A ação, assumida por um grupo intitulado ‘Comando de Caça aos Reacionários’, demonstra o desprezo de determinados grupos radicais pela livre escolha dos estudantes da Universidade, pelo patrimônio público e Estado Democrático de Direito.
O crime acontece no momento em que o DCE está se repaginando, passando por reformas para melhor receber e atender aqueles que são o motivo de sua existência: os universitários. Na condição de diretor de Relações Institucionais da entidade, estive pessoalmente empenhado, juntamente com outros membros da gestão, na arrecadação de recursos financeiros junto à iniciativa privada para a realização das obras de reforma na sede que nos foi entregue destruída. Tais obras estão em andamento, mas com esta ação terrorista acabaram sofrendo severo revés.
Esta ação tem o evidente caráter de ter sido cometida por quem desrespeita a democracia, a pluralidade e as leis de forma geral. Além do vandalismo, o que está em discussão é algo maior: a liberdade de pensamento dentro da Universidade.
Mais do que isso, criminosos que cometeram este delito devem ser tratados como tais e merecem repúdio incondicional da sociedade. O claro dano ao patrimônio público já está sendo investigado pela Polícia Federal, que tem jurisdição nas ações dentro da UFRGS, e uma vez identificados os responsáveis, esperamos a respectiva e dura punição.
A proposta, porém, de devolver o DCE da UFRGS para os estudantes continuará, mais do que nunca, sendo posta em prática, procurando oferecer aos alunos um lugar agradável e recuperado. Um espaço onde possam ser bem recebidos, um ambiente em que suas reivindicações sejam atendidas, independentemente de preferências políticas ou ideológicas.
Somos adeptos da democracia, da liberdade pensamento e de iniciativa. Em nossa visão de mundo os adversários são vencidos pela discussão e persuasão; não pela força, armas ou terror.
*Marcel van Hattem é Diretor de Relações Institucionais do DCE da UFRGS – Gestão DCE Livre e membro do CONSUN, bacharel em Relações Internacionais e acadêmico de Administração (ambos na UFRGS).
Clique aqui e veja o vídeo no Youtube
Zero Hora - Perícia deve levar cerca de 30 dias para apontar causador de incêndio no DCE da UFRGS
O crime acontece no momento em que o DCE está se repaginando, passando por reformas para melhor receber e atender aqueles que são o motivo de sua existência: os universitários. Na condição de diretor de Relações Institucionais da entidade, estive pessoalmente empenhado, juntamente com outros membros da gestão, na arrecadação de recursos financeiros junto à iniciativa privada para a realização das obras de reforma na sede que nos foi entregue destruída. Tais obras estão em andamento, mas com esta ação terrorista acabaram sofrendo severo revés.
Esta ação tem o evidente caráter de ter sido cometida por quem desrespeita a democracia, a pluralidade e as leis de forma geral. Além do vandalismo, o que está em discussão é algo maior: a liberdade de pensamento dentro da Universidade.
Mais do que isso, criminosos que cometeram este delito devem ser tratados como tais e merecem repúdio incondicional da sociedade. O claro dano ao patrimônio público já está sendo investigado pela Polícia Federal, que tem jurisdição nas ações dentro da UFRGS, e uma vez identificados os responsáveis, esperamos a respectiva e dura punição.
A proposta, porém, de devolver o DCE da UFRGS para os estudantes continuará, mais do que nunca, sendo posta em prática, procurando oferecer aos alunos um lugar agradável e recuperado. Um espaço onde possam ser bem recebidos, um ambiente em que suas reivindicações sejam atendidas, independentemente de preferências políticas ou ideológicas.
Somos adeptos da democracia, da liberdade pensamento e de iniciativa. Em nossa visão de mundo os adversários são vencidos pela discussão e persuasão; não pela força, armas ou terror.
*Marcel van Hattem é Diretor de Relações Institucionais do DCE da UFRGS – Gestão DCE Livre e membro do CONSUN, bacharel em Relações Internacionais e acadêmico de Administração (ambos na UFRGS).
Clique aqui e veja o vídeo no Youtube
Zero Hora - Perícia deve levar cerca de 30 dias para apontar causador de incêndio no DCE da UFRGS
Subscribe to:
Posts (Atom)