Na manhã de hoje, 29 de julho, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, Abicalçados, reuniu alguns candidatos ao parlamento para expor e ouvir idéias sobre o setor. Entre os convidados, o candidato a deputado estadual Marcel van Hattem.
Algumas questões pontuadas pela Abicalçados:
- Fraude ao anti-dumping ao calçado chinês: a taxação do calçado chinês têm sido burlada pelo deslocamento da produção para países vizinhos, como Indonésia e Malásia. Comprovado isso, é preciso estender a taxação também a estes países.
-Desoneração das Exportações: o sistema tributário brasileiro tira competitividade do produto nacional. Ao não permitir o aproveitamento de bônus tributários nas compras de insumos e serviços de um produto que quando acabado será exportado, o sistema tributária pune o exportador. A regra em todos os países do mundo é não tributar as exportações, permitindo que seus preços fiquem mais competitivos.
- Necessidade de uma política comercial que busque acordos de livre comércio. Em dez anos, o Brasil celebrou apenas um acordo comercial deste tipo, com Israel, país de 6,5 milhões de habitantes, pouco mais da metade da população gaúcha.
-Política cambial de valorização da moeda nacional é danosa aos produtos brasileiros voltados ao mercado internacional. Esta prática, combinada com taxas de juros que se situam entre as maiores do mundo inibem a competitividade externa e encarem o investimento.
Marcel conhece a realidade do setor calçadista. Residente em Dois Irmãos, observou nos últimos anos indústrias serem fechadas e milhares de empregos extintos. Como assessor do deputado federal Renato Molling, criador da Frente Parlamentar em Defesa dos Setores Coureiro-Calçadista e Moveleiro, acompanhou a atuação do parlamentar em prol destes segmentos.
Eleito deputado, Marcel atuará em parceria de Renato Molling para revigorar o setor calçadista gaúcho. Será um batalhador dos empregos e da renda gerada por um dos principais (senão o principal) setor industrial do Rio Grande do Sul.