Monday, November 15, 2010

A força do Twitter

O Twitter é a ferramenta mais revolucionária de comunicação dos últimos anos.

Quando estava nos EUA, no ano passado, eu ainda não tinha me dado conta 100% do seu potencial. Já havia criado uma conta e tinha visto na imprensa que o primeiro a ver o pouso do avião da US Airways no Hudson era um tuiteiro - e a partir daí, a informação se espalhou por todo o mundo. Contudo, apesar de ter plano ilimitado de internet no meu celular, continuava priorizando a leitura de notícias através dos "ultrapassados" feeds rss do Opera e utilizava a conexão celular-blog com muito mais frequência do que poderia ter utilizado o Twitter.

Hoje, estaria tuitando alucinadamente  as frases ditas pelos professores em sala de aula, as palestras com embaixadores, ex-presidentes e outras lideranças mais, ao invés de preparar longos e extensos artigos para o blog.

É certo, porém, que a vontade de se tuitar está diretamente relacionada ao interesse dos seguidores em lerem o que é escrito - e, à época, não só eu tinha poucos followers como pouquíssimos brasileiros já haviam aderido à ideia de tuitar (muito menos, a entendido). E isso há apenas um ano e meio!

Hoje, não vivo sem o twitter, tanto para tuitar, como para ler tuítes de amigos e da imprensa. É certo que minha vida ficou ainda menos privada, mas who cares? Para quem se envolveu durante tantos anos diretamente com política (oito anos desde minha filiação ao PP e posterior eleição como Vereador da minha cidade), privacidade não é lá uma coisa com a qual eu esteja tão preocupado. Lógico, até certo nível.

Há poucos dias, no dia do meu aniversário, aliás, decidi não acompanhar muito o twitter e me dedicar a outras atividades. Limitei-me a ver a guia das replies e agradecer aos amigos que me desejaram feliz aniversário. À tardinha, acompanhei o clamor online que se tornara a prova do ENEM - e, já que tinha estourado pela manhã o assunto, decidi não comentar porque já era, na prática, uma "pauta velha".

A comunicação vive tempos totalmente diferentes, novos, revolucionários mesmo. Não sei o que pode vir depois do Twitter, mas acho difícil o reinado dos 140 caracteres não se manter por um bom tempo. Poder dizer, ao mesmo tempo, para todos os seus amigos aquilo que você sente, faz ou pensa diminui drasticamente a necessidade de telefonar, mandar sms, marcar reunião, escrever artigo de opinião e ainda dá a possibilidade de se ser respondido por alguém no instante seguinte.

140 caracteres podem não dizer tudo sobre você, mas a sua timeline e a sua página no Twitter revelam muito mais do que se poderia imaginar.

1 comment:

  1. Bah... eu ainda não tenho saco pro twitter... acho q é a idade hsuahsuahsuahsuahsuas
    Mas sério... tlvz qndo eu tiver um equipamento qualificado eu comece a tuitar mais...
    mas sem dúvida o twitter eh uma das maiores revoluções dos últimos 30 anos!

    ReplyDelete