Wednesday, November 24, 2010

Absurdos nas eleições para o DCE da UFRGS

Eu estava fora do processo eleitoral para o DCE da UFRGS. Licenciado da diretoria da entidade desde que decidi candidatar-me a deputado estadual nas últimas eleições, preferi não retornar à gestão para cuidar dos temas da pós-campanha e de meus assuntos pessoais. Pela primeira vez em oito anos, permiti-me um tempo para "pensar na vida" fora de qualquer atividade de representação.

No domingo, porém, telefonou-me o presidente do DCE, Renan Artur Pretto, para comentar acerca da situação em que se encontravam as eleições. Alarmei-me com os aparentes disparates contados, que envolviam inclusive a reitoria da Universidade através de sua Secretaria de Assistência Estudantil, em um iminente processo de fraude eleitoral. Segundo Renan, os membros da Comissão Eleitoral oficial (sim, havia duas!), estavam perdendo o controle total dos rumos da eleição.

Após muito refletir se deveria mais uma vez envolver-me em tal disputa, decidi que entraria em campo ainda desta vez. A frustração com o que vi até a tarde de hoje foi imensa, e este post é uma

DENÚNCIA.

Edilson Nabarro, Secretário de Assistência Estudantil, é o responsável pela fraude histórica que a comunidade discente da UFRGS está assistindo neste exato momento. Secretário de Assistência Estudantil, filiado ao PT, Edilson foi designado pela reitoria para ser o "gestor" das eleições, que estão sendo realizadas desde segunda-feira em terminais eletrônicos (computadores). Para acionar a urna, é necessária a utilização de uma senha, previamente criada pelo Centro de Processamento de Dados da UFRGS, a ser inserida por um membro da comissão eleitoral no sistema.

Na segunda-feira pela manhã, quando os membros da Comissão Eleitoral chegaram ao CPD para receberem as senhas, elas lhes foram negadas pelo Sr. Edilson. Pior do que isso, é saber que elas foram disponibilizadas para ex-membros da Comissão Eleitoral vinculados à chapa 3, que haviam sido expulsos da Comissão Eleitoral por terem falsificado atas passadas. Há um vídeo na Internet em que Bernadete Menezes, presidente da ASSUFRGS e filiada ao PSol (foi candidata ao Senado aqui no RS), declara apoio à chapa 3 e diz que está "tudo certo" para as eleições após ter tido conversa com o Sr. Edilson.

Vendo que a situação saiu do seu controle totalmente, pois o mínimo era que a Comissão Eleitoral tivesse acesso a senhas para a abertura de urnas, ela acabou pedindo a suspensão do pleito, ontem à tarde.

Até agora a UFRGS não se pronunciou, apesar do caráter emergencial do pedido de suspensão - e o qual ela deveria apenas cumprir, imediatamente.

Eu estou cada vez mais chocado com o que está ocorrendo nesta que é a mais importante Universidade do Sul do país, e vou tornar uma cruzada pessoal minha o restabelecimento da Verdade e da Justiça neste processo, que está desmoralizando a instituição UFRGS e, mais uma vez, transformando as eleições para o DCE em uma gincana.

Em breve posto mais.

No comments:

Post a Comment