Saturday, May 2, 2009
O incrível avanço da gripe suína
Ontem, no caminho pro café da manhã, avisos espalhados pela parede. Sintomas, prevenção, cuidado. Palavras-chave nesta semana de intensificação da gripe suína. Hoje, um email novo na minha caixa de mensagens. Avisos gerais da universidade e uma demonstração de que o departamento médico está tomando todas as precauções quanto à eventualidade de surgir um caso da doença aqui no campus. Quartos bem ventilados já estão sendo evacuados para "isolar" enfermos e viagens ao México de professores e estudantes que digam respeito a assuntos universitários estão proibidas até segunda ordem. Viagens não urgentes ao país são desaconselhadas.
Além disso, no email foi-se dizendo onde nos Estados Unidos surgiram casos de estudantes infectados, começando por um campus universitário em Indiana, passando por Nova Iorque e Delaware e, soube-se ontem, aqui nas proximidades de Washington, em um campus universitário de Baltimore surgiu outra suspeita. Baltimore, Maryland, está a menos de uma hora de carro daqui.
Tenho acompanhado o noticiário no Brasil e visto que está bastante alarmante quanto ao caso. Que ele é muito estranho e raro, isso ele é. Mas na Argentina já se proibiram inclusive todos os vôos para e do México.
Por aqui até o início da semana a situação parecia menos tensa: Obama chegou a dizer que a gripe preocupava mas não era alarmante. Claramente, agora, a situação é outra: o próprio presidente mudou o tom do discurso à medida que o número de casos de infectados já chegou a quase 100 no país. Agora, a indicação é lavar muito as mãos, ler as notícias, e saber quando a gripe chegará em washington.
Ops! Acabo de acessar o Washington Post na internet: um funcionário do Banco Mundial que viajou ao México neste mês pode estar contaminado. Pelo jeito, o departamento médico daqui da Universidade de Georgetown vai ter muito mais trabalho nos próximos dias...
Publicado no Jornal Dois Irmãos de quinta-feira, 30 de abril de 2009
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment