Friday, February 20, 2009

Encontro com o presidente do Latin American Board

 
Na quarta-feira à tarde esteve conosco o presidente do Latin American Board, Alberto Beeck, que até setembro do ano passado era diretor executivo da Cementos Pacasmayo, do Peru. Em seu currículo está a participação nos conselhos de administração e na direção de várias entidades financeiras internacionais, o que fez com que, apesar de latino-americano, tenha vivido desde os 16 anos sempre fora do seu próprio país. Como presidente do Latin American Board de Georgetown, seu objetivo é contribuir com seu país de origem, o Peru, e a América Latina incentivando a formação de novas lideranças capazes de acelerar o desenvolvimento social, econômico e político da região.

"Georgetown tem algo muito peculiar, que é ter uma alma, uma alma de responsabilidade social", disse ele. "O que vocês estão fazendo aqui, este contato mútuo dentro da turma, deve ir além das amizades: vai construir laços duradouros entre os países da América Latina - e escolhemos justamente jovens para estudarem aqui porque a minha geração, por exemplo, foi perdida. Vocês são o futuro da América Latina".

 

Liderança é excelência
"Em uma palavra, para mim, liderança é excelência. É ter princípios e saber escutar os melhores, escutar aqueles que são melhores do que nós para saber como agir, afinal, não há como liderar com autocracia nem por consenso", disse Beeck. E, para atingir a excelência é preciso ter três coisas: estratégia, vontade de trabalhar e saber se comunicar.

"É necessário que se tenha classe, e isso é algo que não tem a ver nem com dinheiro nem com sobrenome. Para mim é uma alegria estar aqui com vocês, manter contato com pessoas jovens e compartilhar experiências. Estou investindo e ajudando a investir no futuro da Região. Vocês têm uma grande responsabilidade e quero que não regressem ao final deste Programa aos seus países pensando apenas em ganhar dinheiro ou em prestígio político. Quero que tenham um impacto nas suas comunidades, que ensinem o que aprenderam a outros jovens. Esta é a única forma de fazermos a mudança que queremos para a América Latina.
 
Posted by Picasa

No comments:

Post a Comment