Monday, March 30, 2009

História, tradição e credibilidade de Georgetown

A Universidade de Georgetown é uma das mais antigas universidades dos Estados Unidos. Foi fundada em um ano simbólico tanto para os americanos como para o resto do mundo: 1789 foi o ano da promulgação da Constituição dos Estados Unidos e também da Revolução Francesa. Por estar localizada em Washington, a capital dos Estados Unidos - e, por isso, centro para o qual confluem as atenções políticas e geopolíticas de todo o mundo - pessoas das mais diferentes nacionalidades se vêem por seus corredores, pátios, igrejas e salas de aula. É uma Universidade Católica, fundada por Jesuítas, situada no centro de um país fundado por protestantes fugidos da Inglaterra.
Toda a diversidade cultural e histórica contida nos mais de 200 anos desta Instituição conferiram a ela mais uma vez em 2008 o título de Universidade que tem o melhor curso de Relações Internacionais nos Estados Unidos. O privilégio de estudar em um um ambiente com tal conceituação é notável. Ex-presidentes, embaixadores, historiadores e professores de relações internacionais que no Brasil conhecemos pelos livros e teorias que lemos dão-nos aula - e a oportunidade de lhes perguntar, ao vivo e a cores, o que nos interessar saber sobre suas opiniões pessoais. Aliás, bem por isso que as aulas se tornam ainda mais interessentates: o professor daqui não só não consideram perguntas um questionamento à sua autoridade, como nos estimula a debater em aula, afinal, ele também aprende com o debate.

Nesta semana tivemos aulas com renomados economistas e historiadores. Carl Dahlman, que foi dirigente no Banco Mundial falou-nos sobre a forma como a China e a Coréia do Sul enfrentaram e continuam enfrentando os entraves que são gargalos para as suas economias. Dividindo-nos em grupos, fez-nos elaborar planos de ação para nossos países - ao meu grupo coube falar da Bolívia e como fazer com que o país, altamente dependendente dos hidrocarburetos, possa diversificar sua economia.

Na quarta-feira tivemos aula com o atual vice-presidente do Panamá, Samuel Lewis Navarro, que também é chanceler do seu país e formou-se Administrador aqui por Washington. No final da tarde do mesmo dia visitamos a embaixadora da Colômbia em sua residência oficial e desde ontem estamos tendo aulas com Robert Lieber, que durante muitos anos foi conselheiro do Departamento de Estado dos EUA e está nos falando sobre a política externa norte-americana - quais são seus desafios após o 11 de Setembro e as novas estratégias.

Por toda essa oferta de excelentes professores e palestrantes, não é à toa que os próprios docentes americanos tenham elegido Georgetown como a melhor universidade em Relações Internacionais dos EUA - nem surpreenderia que numa pesquisa mundial aparecesse no topo da lista.

--------

Release do governo panamenho sobre a visita do vice-presidente e chanceler a Georgetown: http://www.mire.gob.pa/noticia.asp?elemid=3879##

No comments:

Post a Comment