Monday, March 2, 2009

A revolução da internet na política

Hoje estamos tendo aula com Matias Jove, da e-parachute, que está falando sobre "Liderança e criação de redes sociais". A aula está abordando o tema do "quinto poder" - já que mídia tradicional é considerado o quarto - chamado internet - web 2.0 - e como ele está revolucionando campanhas eleitorais e a forma como os políticos se comunicam com a população.
De fato, lendo o Washingpost de ontem, percebi como está em crise a mídia tradicional aqui - e o mesmo não tarda a acontecer no resto do mundo. Com o fácil acesso à internet nos EUA a todos, a mídia impressa em especial está perdendo importância. Neste final de semana, por exemplo, o principal jornal de Denver, no Colorado, fechou suas portas. E a comunicação por internet por meio de blogs, sites e redes sociais como o Orkut ou o Facebook está aproximando os políticos dos seus eleitores.
Pena que no Brasil estamos caminhando no sentido oposto. Nas últimas eleições, as restrições à utilização da internet foi tamanha que inviabilizou para muitos candidatos esta democrática e barata ferramenta de comunicação. Políticos há anos no poder com razão temem por seus postos com a utilização destes meios para divulgação de novas idéias. Por isso, está em nossas mãos reverter isso - e espero que já nas próximas eleições nossa legislação e as resoluções do TSE caminhem no sentido oposto, dando mais liberdade de expressão e de comunicação com o eleitorado, em especial para os jovens.

No comments:

Post a Comment